Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Previsão de pouca chuva preocupa produtores no Paraná

Agricultores da região oeste já acionam seguro rural para recuperar perdasA quebra de safra de verão com estiagem no Paraná é estimada em 11,5% e a previsão de pouca chuva nos próximos meses preocupa produtores. Na região oeste, agricultores já acionam o seguro rural. Alguns já iniciaram a colheita de soja calculando as perdas com a estiagem. Para a próxima safra, a aposta é o trigo, que resiste melhor aos períodos de escassez de água, conforme o gerente da Cooperativa Integrada, Irineu Batista.

– Houve perdas de até 60%. Já tem gente pegando semente e se mantendo. O trigo tem melhor condição para aguentar a falta de chuva – aponta.

O milho, que teve aumento de área em 21% no Estado, já apresentou quebra no mesmo índice. Segundo a coordenadora do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura, Rosângela Zamparoli, com isso, a colheita deve se manter nos mesmos patamares da safra anterior.

– Esperávamos produzir 100 sacas por hectare e vamos tirar 93 sacas de milho. O prejuízo equivale à área expandida – avalia.

Já as lavouras do norte, norte pioneiro e sul paranaense, que resistiram, devem garantir uma safra de cerca de 20 milhões de toneladas. Os efeitos do fenômeno La Niña devastaram lavouras inteiras, mas há plantações em pleno desenvolvimento. As chuvas do início do ano recuperaram parte da produção.

Sair da versão mobile