Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nacional

Começo da semana: tempo severo no Sul e pancadas de chuva em outras regiões

No Centro-Oeste, tempo começa a mudar a partir do dia 12. No Nordeste, previsão é de temporais. Veja situação nos estados das cinco regiões

Chuva volumosa nos estados da Região Sul. Norte e Nordeste também entram em atenção para pancadas fortes e volumosas. O início da semana trará muita água para considerável parte dos estados brasileiros, colocando muitos em atenção para a possibilidade de grandes transtornos. Acompanhe a previsão para segunda e terça:

tempo, chuva
Previsão do tempo. Foto: Sistema Faep

Segunda-feira (11)

Sul

O risco de temporais aumenta no interior da Região com a formação de uma nova frente fria. Há condição para tempo severo, com chuva volumosa, raios e ventos fortes nestas áreas. Não se descartam alagamentos causados pela chuva e queda de árvores por causa da ventania. A chuva
persiste entre o oeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e nordeste e norte do Rio Grande do Sul. As demais áreas seguem com muita nebulosidade e pancadas de chuva ao longo do dia.

 

Sudeste

O sol aparece entre algumas nuvens em São Paulo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro nesta segunda-feira e tem previsão para pancadas de chuva ao longo do dia. No Espírito Santo o sol predomina, mas há possibilidade de chuva rápida. No litoral sul do RJ e capital, o tempo fica firme.

 

Centro-Oeste

O início da semana será marcado por sol, muitas nuvens e temporais no sul de Mato Grossso do Sul, por causa da formação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Calor e trovoadas isoladas em várias áreas do Centro-Oeste, com exceção a Cuiabá, que terá um dia de sol e sem chuva.

 

Nordeste

A costa norte do Nordeste segue em atenção para pancadas de chuva forte no decorrer do dia, com risco de temporais. A nebulosidade aumenta sobre o leste do Rio Grande do Norte e pode chover em vários momentos. Na Paraíba, em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, pouca chuva é prevista.

 

Norte

A semana começa com muita chuva sobre toda a Região. Os estados do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima ficam em alerta para temporais no decorrer do dia. Apesar da chuva, o calor segue sendo destaque e a sensação será de abafamento.

 

Terça-feira (12)

Sul

A chuva perde força sobre o Rio Grande do Sul, mas os temporais ainda avançam sobre Santa Catarina e Paraná e marcam a terça com tempo bastante instável e volumes de chuva elevados. As temperaturas começam a cair por causa do avanço do ar frio. No extremo sul do Rio Grande do Sul, a chuva para e o tempo fica nublado.

 

Sudeste

O tempo muda em algumas áreas do interior paulista com a aproximação de uma nova frente fria Há previsão para pancadas de chuva moderadas a forte com raios e ventos. Não se descartam temporais entre o sul de Minas Gerais, região de Campinas e o oeste de São Paulo. Em São Paulo, calor pré-frontal e altas temperaturas. Tempo firme no litoral do Rio de Janeiro e extremo norte de Minas Gerais.

 

Centro-Oeste

A combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai e de uma frente fria na costa do Paraná auxiliam na canalização de umidade vinda do interior do país e na formação de nuvens carregadas sobre áreas do sul do estado de Mato Grosso do Sul, por isso, há previsão para pancadas de chuva com raios e ventos intensos ao longo do dia. Alerta para grandes volumes previstos em Ponta Porã. Nas outras áreas, dia de sol entre poucas nuvens e pancadas de chuva rápidas, isoladas e sem grandes volumes.

 

Nordeste

Sem grandes mudanças ao longo dos próximos dias, com tempo muito instável e chuva forte
concentrada na costa norte do Nordeste e tempo firme e seco entre Bahia, sul do Piauí, interior de Pernambuco e em Alagoas e Sergipe. Calor predomina, mesmo com a chuva.

 

Norte

A combinação de calor e alta umidade ainda favorecem os temporais sobre o leste e norte do Amazonas e Manaus terá mais um dia de tempo abafado e chuva forte. Ventos úmidos vindos do mar favorecem os temporais entre o litoral do Amapá e Pará. Nas outras áreas, as pancadas acontecem de forma mais isolada e sem grandes volumes.

 

Sair da versão mobile