Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Previsão do tempo indica volta das chuvas nas lavouras dos Estados Unidos

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

Fonte: Somar Meteorologia. Previsão do tempo entre os dias 24 e 28 de julho.

Dólar
A moeda norte-americana rompeu a sequência de cinco quedas seguidas e encerrou a sexta0-feira, 21, no campo positivo. O dólar comercial fechou a sessão com alta de 0,47%, cotado a R$ 3,141 para compra e a R$ 3,143.

Soja
O mercado continua com as atenções voltadas ao clima no cinturão produtor dos Estados Unidos. Os mapas meteorológicos voltaram a indicar um clima um pouco mais regular para os últimos dias de julho, com o retorno de chuvas normais ou acima da média para a região das planícies do norte e região central do meio-oeste. A expectativa é que esses acumulados aconteçam em importantes estados produtores, como a Dakota do Norte e Dakota do Sul, onde a situação é mais preocupante. Apesar disso, as temperaturas deverão continuar elevadas na maior parte da área produtora.

Aqui no Brasil a sexta-feira foi marcada por preços da soja estáveis e poucos negócios. Apenas em Goiás houve registro de cerca de 6 mil toneladas comercializadas. A moeda norte-americana rompeu a sequência de cinco quedas seguidas e encerrou no campo positivo, porém a oleaginosa na bolsa de Chicago (CBOT) registrou perdas entre 4,5 e 5,25 pontos nos principais contratos.

Milho
O mercado brasileiro de milho ainda segue voltado às condições climáticas no país norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga nesta segunda-feira, o relatório sobre condições das lavouras americanas, que é muito relevante para a tendência de preços do milho no curtíssimo prazo.

No Brasil, muitos estados ainda estão em estágio inicial da colheita do grão, com previsão de boa evolução nesta semana. O clima está favorável para os trabalhos no campo e pode haver uma pressão de preços em alguns mercados locais. Algumas regiões enfrentam dificuldades relacionadas ao frete e com a elevação dos tributos sobre combustíveis pode ocorrer um agravamento desse caso.

Café
Os preços do café no mercado interno não tiveram expressivas alterações, apesar da alta na bolsa de Nova Iork (ICE Futures US) e no dólar na sexta-feira. Os produtores rurais estão retraídos na hora da comercialização, pois acreditam em uma melhora nos preços com as reações da bolsa e indicações de quebra na safra.

No balanço da semana, o contrato setembro de 2017 do café arábica acumulou uma valorização de 2,1%.

Boi
Ainda existe uma pressão de baixa para os preços do boi gordo e a expectativa da consultoria Safras & Mercado, é que este cenário deva perdurar até meados de agosto, período em que ainda há bom volume de oferta de animais de safra. A partir desse momento, com o início da entressafra de boi gordo, a oferta tende a diminuir, aumentando a dependência de animais confinados para compor as escalas de abate.

No mercado atacadista, o viés de baixa segue intenso durante a segunda quinzena de julho. Os frigoríficos tem se deparado com câmaras lotadas nesse momento em meio ao lento escoamento da carne, mas essa dinâmica pode mudar durante a primeira quinzena de agosto, considerando a possibilidade de boa demanda nesse período em especial.

Previsão do tempo
As imagens de satélite mostram nuvens carregadas concentradas no extremo norte do país, entre o norte do Amazonas e o estado de Roraima, principalmente devido a umidade e calor disponíveis nessa área. Há mais nebulosidade concentrada no sul do Rio Grande do Sul, devido a atuação de uma frente fria no Uruguai e Argentina. Na maior parte do Brasil, a atuação de um bloqueio atmosférico no oceano Pacífico está permitindo que uma massa de ar mais seco predomine. Veja aqui a previsão do tempo para 90 dias na sua cidade.

Sul
Nesta segunda-feira, a nebulosidade aumenta sobre o leste do Paraná, mas o padrão ainda não muda sobre a região. O tempo fica seco e com temperaturas elevadas em grande parte do Sul devido à presença de um bloqueio atmosférico. Entretanto, a nebulosidade aumenta no sul do Rio Grande do Sul por conta de uma frente fria e ocorrem pancadas de chuva isolada a partir da tarde na região de Chuí (RS).

Sudeste
Um bloqueio atmosférico no oceano Pacífico impede o avanço de frentes frias pelo Brasil e o tempo fica mais firme no Sudeste. Com isso, o sol predomina e as temperaturas entram em elevação tanto pela manhã quanto a tarde. Somente na metade norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais ocorrem pancadas de chuva isoladas. A umidade relativa do ar fica abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia no norte paulista e no oeste de Minas Gerais.

Centro-Oeste
O Centro-Oeste continua com tempo firme e seco nesta segunda-feira. As temperaturas seguem em elevação e a umidade relativa do ar cai nas horas mais quentes do dia. Há, inclusive, alerta para estado de atenção nestas regiões.

Nordeste
O tempo permanece instável e com pancadas de chuva sobre toda a faixa leste do Nordeste. A chuva mais intensa deve ocorrer entre o litoral norte da Bahia, de Alagoas e também no litoral do Rio Grande do Norte. No norte do Maranhão, as pancadas de chuva ocorrem de forma mais isolada. Já no interior do Nordeste, o tempo firme segue predominando, assim como no norte do Piauí. 

Norte
As chuvas seguem concentradas mais na metade norte do Amazonas e do Pará, e entre Roraima e Amapá. No restante da região o tempo continua seco e com altas temperaturas.

Sair da versão mobile