A orientação é que, antes de seguir em direção ao porto para descarregar, o motorista ou a transportadora agende o procedimento por meio do sistema Carga Online. O objetivo é controlar o fluxo, organizando a chegada dos caminhões para a descarga dos grãos.
O foco maior da operação é a BR-277, no trecho que liga Curitiba e região metropolitana ao porto, e também os acessos a essa rodovia pelas BR-376 (Contorno Sul) e BR-116 (Contorno Leste).
– Na Operação Safra, estamos também combatendo crimes como assaltos a caminhoneiros, saques de carga, exploração sexual de menores, além de realizar comandos específicos de controle de velocidade, ingestão de bebida alcoólica, ultrapassagem indevida, furto e roubo de veículos de carga – acrescentou Wilson Martines, da PRF.
Segundo ele, as filas só serão formadas se chover durante muitos dias seguidos, porque o corredor em que os grãos são descarregados nos navios não é coberto.
– Nesses casos, há toda uma estrutura montada para os [veículos] que estão agendados no Carga Online – informou o inspetor.
Ele disse que, nessas situações, as filas não poderão ultrapassar 15 quilômetros desde a entrada do porto.
Só no Paraná, a produção da safra de verão 2011/2012 soma 17,55 milhões de toneladas de grãos. O Estado plantou soja em uma área de 4,37 milhões de hectares de soja e deve colher 10,71 milhões de toneladas do produto, que é destaque na movimentação do porto.
Pelos portos paranaenses, de Paranaguá e Antonina, foram movimentados, em 2011, 41 milhões de toneladas de cargas. Das sete milhões de toneladas de soja produzidas e exportadas pelo Estado no ano passado, 5,3 milhões saíram pelo terminal paranaense – o que equivale a 76% do total.