Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Primeira agroindústria em assentamento de reforma agrária é inaugurada no Estado do Rio de Janeiro

Projeto beneficia 132 famílias residentes e vai produzir açúcar mascavo, melado e rapaduraA primeira agroindústria de alimentos em assentamento de reforma agrária no Estado do Rio de Janeiro foi inaugurada, em Campos dos Goytacazes. A unidade agroindustrial é resultado de projetos desenvolvidos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, Instituto Nacional do Índio (Incra) e outros parceiros. Os produtores criaram a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Marreca e Babosa (COOPAMAB) para gerenciar o empreendimento coletivo.

• Câmara aprova reabertura de prazo para assentado renegociar dívida

O pesquisador da Embrapa, Rodrigo Paranhos Monteiro, contou que o objetivo da Embrapa é transformar a fábrica numa unidade demonstrativa piloto de empreendimento agroindustrial coletivo de autogestão, que servirá como referência para regiões com o mesmo perfil. O técnico destaca que o empreendimento é resultado de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação iniciadas em 2005.

– Realizamos diagnósticos participativos, estudos de cadeias produtivas, testes com o processamento de matérias-primas oriundas da produção dos assentamentos, elaboração participativa do projeto agroindustrial, seminários, treinamentos, visitas a empresas da região e a feiras de agricultura familiar, sempre envolvendo as famílias produtoras – relatou Monteiro.

Segundo o Incra, “a construção da agroindústria para a produção de açúcar mascavo, rapadura e melado é uma alternativa de renda para os agricultores familiares dos assentamentos à comercialização da cana-de-açúcar in natura diretamente às usinas sucroalcooleiras”.

Os projetos que deram sustentação à criação da agroindústria foram financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Embrapa e Incra (Programa Terra Sol).

Sair da versão mobile