Equipe do Projeto Soja Brasil acompanhou a colheita na Fazenda Zanella na tarde desta sexta, dia 19
Marcelo Lara | Campos de Júlio (MT)
A Expedição Soja Brasil acompanhou nesta sexta, dia 19, a primeira colheita conhecida da safra 2014/2015. Foi na cidade de Campos de Júlio, na Fazenda Agropecuária Zanella. A lavoura de oito mil hectares do produtor Valdemar Mansueto Zanella foi semeada com a cultivar Intacta de variedade super precoce e a expectativa é de produtividade na casa dos 60 sacas/hectare. O plantio começou exatamente no dia 15 de setembro, data em que termina o vazio sanitário no Estado.
Mantendo um ritmo de 300 hectares semeados por dia até semear toda propriedade, ele conseguiu realizar a primeira colheita do país, fechando o ritmo da cultivar Intacta super precoce. Na região, o clima não atrapalhou o plantio, a semeadura foi feita dentro da janela ideal.
– A lavoura se estabeleceu bem por causa da normalidade das chuvas. Não teve chuva muito pesada e veio em uma boa janela de plantio. Essa lavoura aqui teve um bom desenvolvimento e começamos a fazer a as aplicações desde o vegetativo e o controle foi tranquilo este ano – explica o técnico responsável pela lavoura, Marcos Storch.
• Abertura Oficial da Colheita de Soja da Safra 2014/2015 será em Alto Garças (MT)
A preocupação do proprietário da fazenda é com o mês de janeiro, quando boa parte das lavouras começará a ser colhidas. Para ele, o clima pode não ajudar, mas diz não ter medo.
– Em janeiro, acho que 70% da área estará colhida e já com área plantada de segunda safra – afirma Zanella.
Quanto à comercialização, o filho de Valdemar Zanella, Elton Zanella, afirma que não fez venda antecipada. Ele está apostando no mercado durante a colheita. Ele está otimista com a melhora dos preços.
– Estamos aguardando a colheita e a flutuação do dólar para ver o que pode acontecer. Creio que vai ter clima bom para a soja, com sol bom para colher com qualidade – comenta.
Clique aqui e veja o vídeo da reportagem.
Clique aqui e veja o relato do repórter Marcelo Lara.