O Vale dos Vinhedos tem 31 vinícolas associadas. Desde 2002, a região possui o selo de indicação geográfica, depois reconhecido pela União Europeia. Atualmente, oito vinícolas aguardam o registro da denominação de origem ser oficializado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Pelo menos 11 vinhos vão receber o novo rótulo.
? Com certeza isso vai valorizar mais o vinho nacional, vai passar ao consumidor a certeza de que o vinho vem sendo produzido com qualidade, com as uvas específicas da nossa região, mantendo o terroir da nossa região, dando credibilidade para o vinho e com isso aumentando a valorização dentro das próprias vinícolas ? afirma o presidente da Aprovale, Rogério Valduga.
A vinícola da família do produtor rural Ademir Brandelli começou a funcionar a duas décadas. A cada ano são produzidas 120 mil garrafas de vinho. Ele aposta no sucesso de um exemplar aprovado para receber a denominação de origem.
? Isso vai dar mais visibilidade para a marca Vale dos Vinhedos e, consequentemente, a marca particular de cada vinícola. No nosso caso, com os vinhos da denominação de origem, o produto passará por um crivo do conselho regulador do Vale dos Vinhedos, despertando no consumidor o interesse em comprar um produto que possui um atestado qualitativo ? acredita.
Na edição deste ano da festa, os brindes são feitos no calçadão, bem no centro da cidade. O vinho é encanado, como na primeira edição do evento, em 1967. Por R$ 1, é possível degustar direto da torneira. A procura continua mesmo em dias de chuva. As principais atrações podem ser conferidas nos pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.