A Basf e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram oficialmente nesta terça, dia 25, em Brasília, o Sistema de Produção Cultivance, a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no país. A comercialização para produtores de sementes começará a ser feita na safra 2015/2016, mas apenas em oito estados – Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Rondônia e no Distrito Federal.
Além dos produtores de sementes, foram selecionados em torno de 150 agricultores para acesso à tecnologia no primeiro ano. Após conhecer os materiais em condições de campo, o agricultor já poderá fazer os pedidos de sementes para a safra 2016/2017.
O Sistema de Produção Cultivance combina quatro cultivares de soja geneticamente modificadas, de grande potencial genético, ao uso do herbicida de amplo espectro para controle de plantas daninhas de folhas largas e gramíneas, Soyvance Pré, configurando um novo sistema de produção.
A partir de 2016, novos cultivares deverão ser lançadas, ampliando assim as regiões de plantio de forma a atender a demanda de agricultores que querem utilizar o novo sistema para o manejo de plantas daninhas.
Em dez anos de parceria, a Basf e a Embrapa investiram US$ 33 milhões no desenvolvimento do sistema.