Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Primeiras colheitas confirmam queda geral de produtividade da soja no Paraná

Deral estima média estadual com 1% da safra colhida em dois mil quilos por hectareInformações ainda isoladas de produtores que já começaram a colher soja no Paraná apontam para queda generalizada de produtividade em decorrência do clima seco do final de 2008. Em Cascavel, a Coopavel indica 1,8 mil quilos por hectare com 5% da área colhida e prevê que para 20% das lavouras em fase de maturação nesse momento, essa média se repita. A cooperativa trabalha com queda irreversível de 20% na produtividade média final, com a soja caindo de 3,3 mil quilos por hectare de previsão inicia

Em Maringá, fonte da unidade da Cocamar prevê queda de 20% de produtividade, com a soja caindo de 2,85 mil quilos/hectare de previsão inicial para 2,28 mil quilos/hectare. A colheita na unidade ainda não começou, mas 15% das lavouras de soja estão em maturação, com as demais em fase de granação e de floração.

Em Campo Mourão, fonte técnica ligada ao Núcleo do Departamento de Economia Rural (Deral) relata que as primeiras colheitas, ainda não contabilizadas, estão obtendo 1,44 quilos/hectare. Nesse Núcleo, cerca de 2% das lavouras estão em maturação, com 50% em fase de frutificação, 28% em floração e 20% em desenvolvimento vegetativo.

Em Curitiba, a coordenação técnica do Departamento de Economia Rural Deral prefere optar pela cautela.

? Temos relatos de produtividade inferior a dois mil quilos por hectare com essas primeiras colheitas, mas estamos mantendo esse volume para efeito de média estadual ? admite Otmar Hubner, técnico do Deral.

Relatório de janeiro do departamento aponta para uma produtividade média com a soja de 2,5 mil quilos por hectare, queda de 17% em relação à previsão inicial, de três mil quilos por hectare. Como consequência da estiagem, a produção de soja inicialmente estimada em 12,2 milhões de toneladas foi reduzida para 10,1 milhões de toneladas.

Conforme Hubner, o plantio mais cedo desse ano ? cerca de 50% da soja no Paraná foi plantada em outubro ? e a estiagem prolongada que afetou as lavouras a partir de novembro farão com que os produtores colham a soja mais cedo.

Relatório desta terça, dia 20, apontou colheita de 1% para o Estado, concentrada ainda em Cascavel e Toledo (oeste), Francisco Beltrão (sudoeste) e Campo Mourão (centro-oeste). As demais lavouras de soja do Paraná encontram-se em fase de maturação (8%), frutificação (26%), floração (30%) e desenvolvimento vegetativo (26%). Os dados saíram de campo na segunda, dia 19, e apontam 23% das lavouras em condições ruins de desenvolvimento, 37% em condições médias e 40% boas. 

O Estado registrou chuva de bom volume no último final de semana. Em Cascavel foram contabilizados 60 a 150 milímetros no período. Em Maringá, a Cocamar indicou cerca de 100 milímetros entre sexta e domingo.

Sair da versão mobile