Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Primeiro azevém do país desenvolvido em laboratório é apresentado em Cascavel

Forrageira deve receber registro do Ministério da Agricultura ainda este ano e pode estar disponível para os criadores de gado de leite em 2011O primeiro azevém do Brasil desenvolvido em laboratório está sendo apresentado pela Embrapa Gado de Leite no Show Rural, em Cascavel (PR). A forrageira promete melhorar a produtividade dos animais no inverno, principalmente porque tem mais folhas.

O azevém é a forrageira de inverno mais importante da atividade leiteira comercial. A primeira variedade com as características naturais potencializadas foi desenvolvida depois de cinco anos de pesquisas. Até então, os criadores só tinham a planta crioula, aquela que já existia na natureza.

? O material é muito interessante para os produtores do sul do Brasil. Há vários diferenciais em relação ao azevém crioulo: a variedade da Embrapa fica no ponto mais cedo, produz mais matéria seca, pode ser usada por mais tempo e fornece mais folhas. Além disso, rende até 7% mais do que o azevém comum ? disse o pesquisador Sérgio Rustichelli Teixeira, da Embrapa Gado de Leite.

O novo azevém deve receber o registro do Ministério da Agricultura ainda este ano e pode estar disponível para os criadores a partir do ano que vem. Entre os Estados produtores de leite da região Sul, o Paraná pode ser um dos grandes beneficiados com a variedade, já que produz 2,2 bilhões de litros de leite a cada ano.

Até 2006, o Paraná era o segundo maior produtor nacional e, atualmente, divide a segunda posição com o Rio Grande do Sul, pois os dois Estados têm praticamente o mesmo volume de leite. Mesmo que o preço não esteja animador, a qualidade tem que ser mantida para garantir a competitividade do setor.

Já que o gado leiteiro passa a maior parte do tempo comendo, os suplementos representam apenas um reforço na alimentação. Por isso, quanto mais rico for o pasto, melhor para a qualidade do leite. O produtor paranaense Valdemar Camillo, que visitou o Show Rural, em Cascavel, cria gado leiteiro há 10 anos. Para ele, uma pastagem de inverno melhor significa mais renda.

? O inverno é o período em que a pastagem faz mais diferença. Com uma variedade nova, o gado pode se alimentar melhor, o que é bom para a renda ? explicou Camillo.

Sair da versão mobile