Primeiro MBA em agronegócio à distância está com inscrições abertas

Aulas serão transmitidas em tempo real direto de Piracicaba, no interior paulistaA Escola Superior de Agricultura, a Esalq, da Universidade de São Paulo (USP), abre inscrições para o primeiro MBA em agronegócio à distância. A partir do segundo semestre deste ano, os interessados no setor vão ter aulas transmitidas em tempo real direto de Piracicaba, no interior paulista, para diversos polos de ensino.

Mais de 100 anos de história. A Esalq, em Piracicaba, tem mais de 4 mil alunos distribuídos em seis cursos de graduação, Pós e MBA. A marca dos 5 mil alunos pode ser ultrapassada no segundo semestre deste ano, com a criação do primeiro MBA em agronegócio à distância, um curso semanal, de dois anos, com certificado da USP.

? O nosso público está ficando muito difícil de alcançar. Hoje em dia temos uma demanda muito grande por cursos no Centro-Oeste e Norte do Brasil. Por isso decidimos investir em cursos à distância. E foi um processo que levou cerca de 5 anos, discutindo qual a melhor tecnologia: internet ou satélite, como preparar o material e o professor. Até que chegamos ao modelo que estamos implantando agora ? afirma Pedro Marques, coordenador do curso.

Serão 70 polos espalhados em vários Estados. Cada um deve ter entre 15 e 20 alunos.

? Um grande esforço que a gente teve durante todos esses anos de curso presencial foi adequar o conteúdo, não só para agrônomos, veterinários e zootecnistas, ou seja, pessoas ligadas ao setor do agro, mas também para economistas, advogados, administradores de empresas e até jornalistas. O legal do curso é que ele tem uma parte focada em economia e gestão e uma parte tecnológica ? diz Daniel Sonoda, professor do curso.

Em uma pequena sala, dois professores vão atender pelo menos 1,4 mil alunos espalhados pelo Brasil. Eles vão ter à disposição duas câmeras. O sinal será transmitido ao vivo, via satélite.

? Não vamos transformar o professor num ator, mas vamos fazer com que o professor tenha que utilizar a mídia televisão para transmissão do conhecimento dele. Isto vai ser o mais importante ? Márcio Yamawaki, diretor de tecnologia do projeto.

A estudante Patrícia Saiury já fez a matrícula. A ex-aluna da Esalq, moradora de campinas, aposta na qualificação. Nos próximos dois anos, o investimento pode fazer toda diferença.

? Eu vou estar numa sala de aula, na minha cidade, não vou precisar sair do emprego para ir ou viajar até o local do curso. E ainda vou conviver com pessoas que trabalham na área e ter a pós-gradução. Com certeza, uma grande vantagem ? comenta a aluna.

Mais informações sobre o MBA em agronégocio à distância podem ser obtidas no site.