Com os dois primeiros leilões de 2010, realizados por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), serão atendidos produtores rurais da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
? Esses leilões de janeiro vão apoiar a comercialização do trigo e garantir tanto a venda do grão pelo preço mínimo fixado pelo governo, quanto o seu deslocamento para regiões deficitárias ? salienta o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos.
O volume total do trigo vendido por meio dos leilões de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) realizados desde o início da safra alcançou, até agora, 2.073 mil toneladas.
PEP é o prêmio pago ao comprador que garanta o preço mínimo ao agricultor e que encaminhe o produto para região pré-determinada, conforme a necessidade de abastecimento do país. Esse mecanismo permite que, além da garantia do preço mínimo ao produtor, o governo conduza a política complementar para abastecimento de regiões com déficit e melhore a distribuição dos produtos agrícolas, sem a necessidade de comprá-los.