>> Acesse o portal especial SOS Logística
– O Arco Norte leva vantagem sobre os portos de Santos e Paranaguá porque está próximo ao canal do Panamá, o que permite reduzir em dois dias a ida para China – disse Vaz.
Em 2013/2014, Mato Grosso deverá embarcar um total de 9,5 milhões de toneladas de grãos pelo Arco Norte, afirma Vaz. Segundo Vaz, serão cinco milhões de toneladas por Porto Velho (RO), 2,2 milhões de toneladas por Miritituba (PA), 800 mil toneladas por Santarém e 1,5 milhão de toneladas por Itaqui. Para 2014/2015, ele prevê que o volume escoado pelo Estado nos portos da região possivelmente chegará 14 milhões de toneladas.
Armazenagem
O diretor executivo do Movimento Pró-logística alerta para a necessidade de se investir em armazenagem nos polos agrícolas, para evitar que a pressão de escoamento da safra encareça o frete. Conforme ele, o custo médio do transporte de Sorriso a Santos passou de US$ 108 por tonelada em 2012 para US$ 133 por tonelada em 2013. Hoje, os produtores mato-grossenses conseguem estocar pouco mais de 29 milhões de toneladas de grãos.
– Estamos construindo armazéns para mais seis milhões de toneladas, mas ainda ficamos com um déficit de 19 milhões de toneladas – revela Vaz.