Cerca de 30 pessoas foram aprovadas na etapa de seleção para participar do treinamento, que será dividido em quatro módulos de aulas teóricas e práticas, com 40 horas cada. O primeiro módulo, de 16 agosto a 20 de agosto, vai tratar sobre manejo e práticas culturais da bananeira. A segunda etapa vai abordar o tema “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. Em seguida, será a vez do assunto “Fitossanidade”. O último módulo será sobre o processamento agroindustrial da banana. Todos o curso será ministrado na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
De acordo com a pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, Ingrid de Moraes, a representatividade das diferentes áreas produtoras de banana está bastante expressiva.
? Teremos profissionais de Estados como Amazonas, Rondônia, Pará, além de participantes de diversas regiões do Nordeste ? afirma a pesquisadora, para quem a diversidade regional dos alunos será muito positiva, inclusive para troca de experiências e futuras parcerias.
Segundo Marcelo Bezerra Lima, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, o curso está formatado para contemplar todas as fases da cadeia produtiva da banana, já que abrange melhoramento genético, tratos culturais, manejo integrado de pragas e doenças e colheita e pós-colheita.