O país produziu 5,9 milhões de toneladas de açúcar de outubro a dezembro de 2009, contra 6,04 milhões de toneladas em igual período do ano anterior, informou a fonte, que pediu para não ser identificada.
A moagem de cana-de-açúcar em Uttar Pradesh, segundo maior Estado produtor da Índia, começou com quase dois meses de atraso, conforme produtores seguraram os estoques para exigir preços melhores. A província normalmente inicia tais operações em outubro.
Todavia, a produção deve se recuperar entre janeiro e fevereiro, já que a maioria das usinas está processando cana-de-açúcar em plena capacidade, disse Mukesh Kuvadia, secretário da Associação de Comerciantes de Açúcar Mumbai. A temporada de moagem no país atinge o pico entre outubro e março.
A produção indiana de açúcar deve alcançar de 15,5 milhões a 16 milhões de toneladas em 2009/10, enquanto o consumo interno gira em torno de 23 milhões de toneladas.
Preços
Os preços domésticos da commodity devem se manter nos atuais níveis, a menos que o governo federal adote novas iniciativas para elevar as importações, afirmou Veeresh Hiremath, analista sênior da Karvy Comtrade Ltd. As cotações do açúcar saltaram cerca de 32% desde 1º de outubro, para 3.745 rupias a cada 100 quilos (46,36 rupias = US$ 1), apesar de várias medidas governamentais.
O governo já ampliou o prazo para importações livre de impostos de açúcar refinado e bruto, e alterou uma regra para ajudar as usinas em Uttar Pradesh a processar demerara importado em outras províncias após o governo estadual impor restrições ao refino dentro do território.
Os preços podem recuar marginalmente para 3.200 a 3.300 rupias a cada 100 quilos, graças ao pico da temporada de moagem, mas novamente estão propensos a avançar a partir de abril em razão da demanda de verão, Hiremath. As informações são da Dow Jones.