O aumento previsto para 2011 deve aliviar os preços domésticos atualmente elevados, acrescentou a fonte, que pediu para não ser identificada. A associação realizará a partir desta quarta, dia 8, uma reunião de dois dias para estabelecer as previsões oficiais da produção de açúcar do ano que vem, revelou a autoridade. Ele espera que as projeções da entidade fiquem em linha com os dados preliminares.
Apesar da demanda local estável, as usinas da Indonésia elevaram os preços pagos ao produtor em cerca de 5,3% em novembro, para um máximo de 10 mil rupias indonésias por quilo (9.005 rupias = US$ 1), acompanhando a alta dos preços globais e a atividade especulativa nos mercados futuros de açúcar, disse a fonte.
Em Londres (Euronext Liffe), o contrato março do tipo refinado fechou cotado a US$ 743,80 por tonelada na segunda-feira, alta de quase 2,2% na semana. Os estoques desta variedade na Indonésia giravam em torno de 900 mil toneladas em 30 de novembro, segundo a autoridade. As informações são da Dow Jones.