O presidente da companhia, Mardoqueu Bodano, prestigiou a abertura do evento acompanhado pelo diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano, pelo titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macedo Sobral, e pelo vice-governador do Estado, Jackson Barreto. Até o próximo domingo, 11, a população poderá observar e conhecer os trabalhos e projetos da Cohidro, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) no stand que a Seagri montou no evento.
Uma das atrações é uma maquete onde as pessoas podem ver como o projeto funciona. O kit Pais é composto por uma caixa d’água de 5000 litros, material de irrigação, bomba, carrinho de mão, sementes e insumos orgânicos. Toda essa tecnologia é integrada com a produção animal. Por este motivo, também é disponibilizado um pequeno plantel de 10 galinhas e um galo, além de tela para a implantação de um galinheiro, entre outros materiais em um total de 34 itens. A ideia é garantir uma renda extra ao pequeno produtor rural, bem como estimular a produção agroecológica, ou seja, livre de agrotóxicos.
? Nesse período de mais de 20 dias da implantação do projeto, a Cohidro disponibilizou 99 kits do Pais, dos quais 31 foram destinados ao perímetro Piauí, no município de Lagarto ? afirma o gerente do perímetro, Marcos Emílio de Almeida.
? Para a adesão a esse projeto o agricultor não enfrenta burocracia nenhuma, basta ter vontade em produzir produtos orgânicos e tentar melhorar o ecossistema ? explica o gerente.