Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção da cachaça artesanal aumenta para 2,5 milhões de litros por safra em Goiás

Crescimento aconteceu em função da redução tributária, crédito facilitado, maior fiscalização e outras medidas de incentivoA produção de cachaça, que no início de 2012 era de 500 mil litros por ano, no final de 2013 chegou a 2,5 milhões de litros por safra/ano. Os dados são do Programa Pró-Cachaça, desenvolvido pela Gerência de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Artesanato da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado (SIC). O crescimento é atribuído, entre outros motivos, segundo o assessor Especial deste APL, Moacyr Ferreira da Silva, às linhas de financiamento facilitadas que foram disponibilizadas pelo Govern

Outros fatores que influenciaram o crescimento da produção, segundo informações da Gerência de APLs Artesanato, foram a criação do APL da Cachaça e a criação do Pró-Cachaça. Por meio deste programa as unidades de produção são fiscalizadas e registradas e é feito o incentivo à comercialização e à exportação da cachaça goiana, entre outras medidas.

>>Veja mais notícias sobre o setor

Desde o início do programa, em 2012, a SIC realiza um censo no Estado com a finalidade de verificar o número de produtores e a qualidade da cachaça produzida. Hoje Goiás conta com aproximadamente 1000 produtores, responsáveis por 2% da produção nacional da bebida. As maiores regiões produtoras são o Entorno do Distrito Federal, sobretudo os municípios de Alexânia e de Formosa, além da região da Estrada de Ferro. A meta da SIC é elevar ainda mais a produção, por meio de incentivos fiscais e capacitação de produtores, para uma média que poderá chegar a sete milhões de litros por ano, com selo de qualidade reconhecido internacionalmente.

Sair da versão mobile