Produção de cana cresce 7% na safra 2009/2010

Safra terminou com recuperação nas vendas de etanol por causa da maior competitividade em relação à gasolinaA produção de cana-de-açúcar na safra 2009/2010 aumentou 7% em relação ao ano passado. É o que revela o levantamento final da União da Indústria da Cana de Açúcar (UNICA). A pesquisa mostra a retomada nas vendas de etanol, mas também confirma um ritmo mais lento na moagem da safra 2010/2011.

A safra terminou com recuperação nas vendas de etanol por causa da maior competitividade em relação à gasolina. Em fevereiro, foram vendidos 28 milhões de litros. Em março, foram 38 milhões. A temporada que passou foi marcada também por problemas com o clima. Por causa disso, o trabalho das usinas continuou no período da entressafra.

As empresas deram uma atenção maior ao açúcar durante o último ano-safra, por causa da forte alta na cotação internacional do produto. No total, quase 542 milhões de toneladas de cana-de-açúcar foram processadas, um aumento de mais de 7% em comparação com a safra 2008/2009. A produção de etanol caiu mais de 5,6% ficando em quase 23,7 bilhões de litros. Já o volume de açúcar aumentou mais de 7%, superando os 28,6 milhões de toneladas.

O relatório da UNICA alerta ainda que safra 2010/2011 começou em ritmo mais lento que o esperado pela indústria. Na avaliação da entidade, o clima desfavorável, principalmente no fim de março, prejudicou a moagem. Até primeiro de abril, quase sete milhões de toneladas de cana tinham sido processadas, com 89 usinas em operação.