Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RETROSPECTIVA

Produção de café arábica se recupera em 2023, mas preços caem

Lavouras registram oscilações de valores devido a problemas com geadas e estresse hídrico desde 2021

café; produção de café e grãos - arábica
Foto: Pixabay

Em 2023, as lavouras de café arábica registraram uma importante recuperação produtiva, o que levou a safra 2023/24 a ser estimada, em dezembro/23, em 55,1 milhões de sacas (arábica e robusta) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), volume 8,2% maior que o da temporada 2022/23.

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), como reflexo da elevação da oferta, os preços do grão caíram e operaram, na maior parte de 2023, em patamares considerados baixos por produtores.

No caso do arábica, as lavouras enfrentaram diversos problemas entre 2021 e 2022, relacionados a geadas e estresse hídrico das plantas. Já no ciclo 2023/24, o clima possibilitou uma melhora na produção, sobretudo em regiões mineiras, ainda que este tenha sido ano de bienalidade negativa.

Quanto ao robusta, agentes consultados pelo Cepea indicaram que a queda na produção esteve atrelada a problemas climáticos logo no início do ciclo – fortes ventanias e falta de chuvas –, que resultavam em abortamento elevado das floradas.

Já em relação à safra seguinte, a 2024/25, diferentemente do observado em 2023/24, o clima vem causando perdas produtivas e incertezas para a colheita.

Diante da atuação do fenômeno climático El Niño, ondas de calor e fortes temporais acompanhados de ventos e de queda de granizo em algumas localidades acarretaram em danos em diversas lavouras, como alto índice de abortamentos.

*Sob supervisão de Henrique Almeida

Sair da versão mobile