Produção de soja no Paraná deve diminuir 3% nesta safra

O clima realmente irá gerar um impacto negativo sobre a safra paranaense. Apesar da área maior, a produtividade média deve cair, aponta o Deral

A produção de soja no Paraná na safra 2017/2018 deve atingir 19,29 milhões de toneladas, representando queda de 3% em comparação com a temporada anterior, quando se colheu 19,82 milhões de toneladas. As informações são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura.

Esta redução se deve basicamente ao clima. Na safra passada as condições foram praticamente perfeitas para o desenvolvimento das lavouras.

O último levantamento divulgado pelo Deral confirma também o crescimento na área semeada com soja no Paraná. Segundo os técnicos de campo do Departamento de Economia Rural, foram plantados 5,46 milhões de hectares nesta safra, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Na safra anterior os produtores paranaenses semearam 5,27 milhões de hectares.

Mesmo com alguns problemas climáticos, a previsão é de uma boa safra no ciclo 2017/2018. Os próximos dias serão determinantes para a consolidação da safra 2017/18. Cerca de 60% da área plantada está em fase considerada crítica, ou seja, necessitando de chuvas regulares e também de horas de calor e luminosidade que são essenciais para a definição da produtividade.

Veja mais notícias sobre soja