Imea projetou quebra de safra maior ainda e produção no estado tende a ser menor que no ciclo 2014/2015
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) já projeta uma quebra de safra superior a um milhão de toneladas. No levantamento realizado em janeiro a produção deve ser menor que na última safra, alcançando 27,82 mi t. Em dezembro, a previsão era de uma produção em 28,02 milhões de toneladas.
O quarto levantamento da safra 2015/2016 manteve a mesma área, de 9,2 milhões de hectares. Enquanto isso, constatou-se um leve recuo de 0,4 sc/ha na produtividade ante relatório anterior, registrando nova média estadual de 50,4 sc/ha. Com essa queda, a nova produção passa a ser cerca de 268 mil toneladas menor que a safra passada.
No novo levantamento constatou-se que, apesar das melhores condições nas lavouras atualmente, a produtividade apresentou leve redução em virtude do impacto negativo causado pelas chuvas reduzidas até início de dezembro.
Algumas regiões, como a oeste, sudeste e centro-sul apresentam, atualmente, sentimento mais favorável com relação a produtividade de suas lavouras, com situação mais delicada sendo constatada nas demais regiões. Percebe-se que o aumento das chuvas deve trazer novas perspectivas, mesmo assim, a nova safra deve apresentar situações a campo bem divergentes dentro do mesmo município.
Com informações do Imea.