Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção garantirá preço justo do etanol, segundo usineiros

Queda no consumo do álcool é o principal responsável pelo elevação do preço nas bombasAquecimento no mercado consumidor é o principal responsável pela alta dos preços do etanol, segundo avaliação da União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Unica). Para Sérgio Prado, representante da entidade, a entressafra não é mais responsável pela regulação dos preços do álcool que hoje sai das unsinas a R$ 0,97.

Prado é direto ao afirmar que o equilíbrio de preços será dado pelo usuário nas bombas de todo o país.

? É o consumidor que vai regular o mercado, pois hoje o preço é uma questão de demanda e não está mais ligado diretamente à entressafra.

Ele lembra o que ocorreu no fim do ano passado, quando o consumidor acabou migrando para a gasolina e, mesmo na entressafra, com queda de preço, o cosumo caiu em 50% entre janeiro e fevereiro deste ano.

? Aí o preço do etanol, mesmo com as fábricas paradas, despencou ? completou.

Na avaliação de Sérgio Prado, mesmo agora na entressafra deverá haver uma tendência maior de equilíbrio nos preços devido ao estoque nas usinas. Por isso, o executivo da Unica não acredita em oscilações abruptas de preços como ocorreu no passado.

? A produção hoje é maior do que no ano passado. Enquanto a fabricação nos últimos meses chegava a 4 bilhões de litros mensalmente, o consumo encontra-se na casa dos 2 bilhões de litros por mês. Então, há estoque até a chegada da nova safra entre março e abril ? garantiu Prado.

A estimativa para este ano é de que a safra seja 11% superior à do ano passado, com a produção de etanol devendo ficar em torno dos 26 bilhões de litros. Na avaliação da Unica, em 2009 a queda de 13% na demanda de etanol ocorreu em função da crise financeira internacional. As empresas colocavam o produto por um preço abaixo do que ele valia no mercado.

? Era um preço artificial. Naquele patamar de preço, abaixo de R$ 0,60 centavo por litro, não dava para cobrir nem o custo de produção ? afirmou Prado.

Sair da versão mobile