Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de girassol cresce 34,3% em Minas Gerais

De acordo a Seapa, o fator que mais contribuiu para o aumento da colheita foi a expansão do cultivo nas principais regiões produtoras do EstadoA produção mineira de girassol, em 2011, alcançou 6,1 mil toneladas. O volume é 34,3% superior ao da safra passada, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com análise da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o fator que mais contribuiu neste ano para o aumento da colheita foi a expansão do cultivo nas principais regiões produtoras do Estado.

A colheita abrangeu, neste ano, 5,4 mil hectares, uma área 81,5% superior à do ano passado. O destaque foi a expansão do plantio no Sul de Minas, que alcançou 3,3 mil hectares, um salto de 156% em relação à safra anterior.  A região, que responde por 3,5 mil toneladas do produto e lidera a produção no Estado, teve um crescimento de 74,9% na comparação com o ano passado. A colheita de girassol no Centro-Oeste de Minas equivaleu a 19,2% do total registrado no Estado.

Segundo o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Carmo do Rio Claro, José Luiz de Faria, os produtores investem na atividade para atender principalmente à indústria de biodiesel da Petrobras em Montes Claros, no Norte de Minas.  Dados do IBGE mostram que Carmo do Rio Claro lidera o ranking dos municípios mineiros produtores de girassol, com 1,3 mil toneladas na safra de 2011.

O preço médio do quilo ao produtor em todo o Estado foi de R$ 0,72.

Sair da versão mobile