Os estoques de passagem mundiais devem crescer 7%, percentual equivalente a 10 milhões de toneladas, alcançando quase 170 milhões de toneladas no oitavo ano consecutivo de superávit, segundo relatório da entidade divulgado na segunda, dia 19. A FAO prevê também que a colheita da Ásia aumente 0,8% na comparação anual, chegando a 441 milhões de toneladas, sustentada especialmente pela produção maior em Bangladesh, China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietnã.
A perspectiva para América Latina e Caribe, porém, é de uma contração de 6%, passando para 18,3 milhões de toneladas. A água insuficiente para irrigação e a expectativa de margem apertada foram os motivos apontados pela FAO para a redução do cultivo na América do Sul.
O órgão projeta que o comércio global do arroz em 2013 deva alcançar 37,5 milhões de toneladas, pouco acima da estimativa para 2012. O volume maior se deveu a vendas grandes de estoques de países exportadores, que buscaram dar espaço para a nova safra nos armazéns. As informações são da Dow Jones.