Produção de grãos chega a 204,5 milhões de toneladas em 2015, diz Conab

Aumento de 5,6% ou 10,9 milhões de toneladas superior à obtida na safra 2013/2014A produção nacional de grãos da safra 2014/2015 é de 204,5 milhões de toneladas, com um aumento de 5,6% ou 10,9 milhões de toneladas superior à obtida na safra 2013/2014, quando alcançou 193,62 milhões de toneladas. Os números são do 9º levantamento, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta, dia 11.

Segundo a Conab, na comparação com o levantamento do mês passado, houve um ganho de 2,3 milhões de toneladas, acréscimo que se deve ao ganho na produtividade da soja e do milho segunda safra. A produção de soja deve chegar a 96 milhões de toneladas, 11,5%  a mais que  as 86,1 milhões da safra passada.

–Os fatores climáticos ajudaram muito, e a implantação de novas tecnologias, principalmente o cultivo dessas lavouras, com mais dedicação por parte dos produtores – explica o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos.

Já o milho segunda safra chegará a 49,4 milhões de t e ganho de 2% a mais que em 2013/2014. Mesmo com a incerteza na produtividade do milho de segunda safra, devido ao atraso no calendário da soja, o cereal terá crescimento em produção e produtividade. Tanto que a denominação para essa safra pode até mesmo mudar de nome.

– Esse termo [safrinha], em algum momento nós vamos substituí-lo. Já é o sexto ano que a segunda safra de milho é maior que a primeira safra, então está ganhando notoriedade – explica o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Marcelo Intini.

Área

A área plantada prevista é de 57,66 milhões de hectares. A pesquisa traz ainda informações sobre a evolução de todas as culturas de verão de primeira e segunda safras. Para as áreas de culturas de inverno e da região Norte/Nordeste, com exceção do Cerrado, onde o plantio continua em andamento, ainda não há definição.

O espaço ocupado pelas principais culturas é 1,1% maior que o da safra 2013/2014, passando de 57,06 para 57,66 milhões de hectares, com um aumento de 600,2 mil ha. A cultura de soja, com crescimento de 5,7% ou 1,7 milhão de hectares a mais que a área anterior, é o maior destaque.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 23 de maio, quando foram levantadas informações de área plantada, produção e produtividade média estimadas, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, além de evolução da colheita e outras variáveis.

Nova safra

Mesmo faltando três levantamentos para fechar o ciclo, historicamente a nona projeção da Conab praticamente consolida os números da safra brasileira. Agora, os produtores estão em transição da safra 2014/2015 para o ciclo 2015/2016. O Plano Agrícola e Pecuário, que entra em vigor em julho, cria expectativa no mercado sobre como será o crescimento da produção de grãos no país.

– Estamos trabalhando junto com a área econômica e agente financeiros para que, efetivamente, no dia 1º de julho tudo que foi anunciado esteja disponível aos produtores rurais. Do ponto de vista da tomada de crédito para custeio e investimento, é de se esperar uma produção normal e acreditamos que não devemos ter um retrocesso em adoção de tecnologia por parte dos produtores – comenta o diretor de Economia Agrícola da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo.