Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de grãos supera 149 milhões de toneladas, calcula Conab

Ajuste da área de arroz e melhoria de produtividade do milho primeira safra e do trigo no Rio Grande do Sul são razõesA safra nacional de grãos do ciclo 2010/2011 deve chegar a 149,4 milhões de toneladas, com aumento de 0,1% ou cerca de 212 mil toneladas sobre a safra passada (148,99 milhões de toneladas). Uma das razões da evolução foi o ajuste de área do arroz e a melhoria de produtividade do milho primeira safra e do trigo no Rio Grande do Sul. A previsão, no entanto, está condicionada ao clima favorável para essas culturas e outras, como o algodão, a soja, o milho segunda safra e o feijão.

Os números são do quarto levantamento, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no mês passado, e divulgado nesta quinta-feira, dia 6. A área deve atingir 48 milhões de hectares, 1,3% a mais que a cultivada no período anterior.

O algodão tem, em termos percentuais, o maior crescimento de área, com 55,2% a mais que na safra passada. A produção de pluma pode atingir 1,8 milhão de toneladas, ou seja, 640 mil toneladas a mais que última safra, que foi de 1,2 milhão de toneladas.

O arroz deve crescer 8,3% (967,3 mil toneladas) sobre o último ciclo, podendo alcançar 12,63 milhões de toneladas, mesmo com uma retração na área de 0,7%. Já para o milho primeira safra, prevê-se uma situação diferente, com queda de produção de 7,5%, podendo atingir 31,5 milhões de toneladas, contra as 34 milhões de toneladas da safra passada.

A área plantada com soja atingiu 24 milhões de hectares, com previsão de colheita de 68,6 milhões de toneladas e crescimento de 0,2% sobre o último ciclo. O produto começou a ser colhido recentemente em Mato Grosso, com estimativa de boa produtividade. Nos demais Estados, predomina o desenvolvimento vegetativo.

? O aumento na produção no Brasil se dá basicamente pelo melhora no uso de tecnologia. Se você olhar a área plantada, no começo da década de 90, nós tínhamos em torno de 40 milhões de hectares. Hoje nós temos 49 milhões de hectares. Mas a produção subiu. Isso é um ganho de produtividade. É um ganho de tecnologia ? diz Edilson Guimarães, secretário de Política Agrícola do Ministério da Cultura.

A pesquisa foi realizada por 51 técnicos, no período de 13 a 16 de dezembro, quando foram ouvidos representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte das regiões Norte e Nordeste. Com relação ao último levantamento, realizado em dezembro de 2010, a produção cresceu 0,22% ou o equivalente a 329,6 toneladas.

Sair da versão mobile