Produção hidropônica rende 30% mais consumindo 70% menos água

Técnica de cultivo ganha cada vez mais adeptos no Distrito FederalA produção hidropônica de hortaliças tem ganhado espaço crescente no Distrito Federal: apesar de o investimento inicial em estrutura seja mais alto do que o convencional, cerca de R$180 mil por hectare, a alta produtividade tem feito com que a mudança valha a pena.

A hidroponia é uma técnica de cultivo de hortaliças em que a água enriquecida com sais minerais substitui o solo como substrato das plantas.

– Eu consigo ter uma produtividade 30% superior à produção no campo. Além de que, como a gente tem a constância na produção, o mercado está com a gente. Conseguimos produzir tanto na chuva como no tempo de agora. – explica o agricultor Luiz Yoshida.

Na área de cinco hectares ocupada pelas estufas de Yoshida, em Brazlândia (DF), são colhidos mais de quatro mil maços de hortaliças. O sistema de plantio consiste em deixar as mudas de hortaliças em canaletas suspensas, em contato frequente diretamente com a água e os nutrientes.

O manejo é simplificado e o consumo de água é 70% menor do que nas lavouras convencionais, o que torna a técnica ainda mais vantajosa durante a época de chuva na região, que vai de novembro a abril. De acordo com Hélio Roberto Lopes, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), há outras vantagens nesta técnica de cultivo além da redução de custo:

– As plantas hidropônicas estão sendo cultivadas acima do nível do solo, então você reduz bastante a incidência de doenças porque não está em contato com o solo. Como a planta está em uma bancada em que a solução nutritiva circula, o aproveitamento também é melhor.

• Conheça um guia para cultivo de 50 espécies de hortaliças

Assista:

Clique aqui para ver o vídeo