De acordo com o coordenador-geral de Sistemas de Produção Integrada, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Bhering Nasser, a maioria dos produtores de uva atua em área que varia de 0,6 a 1,8 hectares.
? Esse espaço contribui para a criação de, no mínimo, três empregos diretos. Vale ressaltar que esses produtores contam com agregação de valor muito grande, em que é possível, dentro da produção integrada, manter uma família com dois filhos ? ressaltou.
O projeto de Produção Integrada de Uva já está presente em sete Estados. Teve início no Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia) e se estendeu para o Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Hoje, o programa atua com uvas finas de mesa e uvas viníferas (usadas na fabricação de vinhos).
Produção Integrada
Atualmente, existem 35 projetos de Produção Integrada em andamento. Em 2009, serão lançados 16 programas. Entre eles, encontram-se o de cana-de-açúcar, caprinocultura leiteira, flores, hortícolas, milho e plantas medicinais. Além disso, seis normas técnicas serão publicadas para as culturas de amendoim, batata, café, leite, soja e uva vinífera.
? Essas normas funcionam como um guia para que o produtor possa seguir os passos e certificar a produção. Assim, poderá vender o produto para os mercados interno e externo e ter o respaldo de órgãos oficiais do Brasil ? finalizou Nasser.