A produtividade média cresceu de 1,7 caixa por pé na safra passada para 1,92 caixa por pé no levantamento atual, com variação positiva de 12,94%. Segundo os técnicos, o aumento da produtividade se deve ao clima favorável que acorreu desde o ano passado, quando o período de estiagem favoreceu o florescimento do laranjal. Posteriormente, as chuvas frequentes e bem distribuídas no início deste ano contribuíram para a formação de frutos bem desenvolvidos e com diâmetro maior.
Segundo a Conab, o período de colheita vai de maio de 2011 a fevereiro de 2012 obedecendo ao comportamento de cada variedade. A colheita da laranja nesta safra deverá se concentrar nos meses de agosto a outubro, alcançando aproximadamente 55,8% do total da safra. Conforme a estatal, os produtores estão enfrentando dificuldades para o descarregamento da laranja nas indústrias, o que está prejudicando a aceleração da colheita.
Já a área ocupada com a cultura diminuiu, ficando em 580,57 mil hectares, em comparação 601,6 mil hectares no último estudo. A redução se deve à erradicação de pomares improdutivos e à migração das pequenas propriedades para o plantio de cana-de-açúcar. A área em produção é de 535,01 mil hectares e a produtividade média atual atinge 704,78 caixas por hectare e 1,92 caixa por pé.