Em relação à área ocupada, o total diminuiu para 580,57 mil hectares, em relação à previsão anterior de 601,6 mil hectares. A redução se deve à erradicação de pomares improdutivos e à migração das pequenas propriedades para o plantio de cana-de-açúcar. A área em produção é de 535 mil hectares e a produtividade média atual chega a 704,8 caixas por hectares e 1,92 caixa por pé.
O crescimento da produção, apesar da redução de área observada no estudo, se deve à tecnologia aplicada aos novos pomares e à substituição de áreas improdutivas por novos plantios com maior potencial produtivo. Do total produzido, 86% (cerca de 324,3 milhões de caixas) vão para as indústrias processadoras de suco, enquanto 14% (52,79 milhões de caixas) seguem para o mercado de consumo in natura.
Pesquisa da safra da laranja
A pesquisa da safra da laranja é feita pela Conab em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). São utilizados recursos de amostragem probabilística estratificada, seguindo o critério de segmentação. O levantamento da fruta começou a ser realizado no segundo semestre de 2010.
Os dados foram coletados entre julho e agosto deste ano, com a aplicação de questionários junto às unidades de produção agrícola.
O Estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do país, com participação de aproximadamente 75% da plantação da fruta.