Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de lichia em São Paulo tem queda devido ao clima

Além da falta de chuva a lavoura foi castigada por duas fortes geadasO Estado de São Paulo é o maior produtor de lichia do país. Mas por conta do clima algumas lavouras foram prejudicadas nesta safra. Com isso o produto deve chegar mais tarde no mercado.

O dia bonito, ensolarado não é um bom negócio para o produtor de lichia Amauri Peratelli, de Limeira, interior de São Paulo. Ele está no mercado há mais de dez anos e também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Lichia. Ele conta que na safra passada colheu 40 toneladas da fruta, mas este ano o clima não ajudou.

Apesar do fácil cultivo a produção ainda é pouco explorada. A maior safra já registrada no Brasil foi em 2004, com cinco mil toneladas colhidas. Quantidade ainda pequena se comparada com a produção da China, líder de mercado.

Além da falta de chuva a lavoura foi castigada por duas fortes geadas. O que deve diminuir a quantidade da fruta no mercado. Além disso, a lichia que já é associada às festas de fim de ano terá também uma alta no preço.

No mercado municipal em São Paulo a fruta já começou a chegar. Muitas vieram da cidade de Presidente Prudente, onde o clima é bem mais quente. Apesar de apresentarem a casca menos vermelha, o sabor é o mesmo.

No mês de novembro são comercializadas em média de 80 a 100 quilos da fruta só na banca do comerciante Roberto Machado. Em dezembro, época em que se aproxima o natal esse número salta para quase 500 quilos. Ele espera que o preço baixe para que o produto tenha saída.

Sair da versão mobile