Produção de manga ganha manual de boas práticas e manejo em português

Publicação deve beneficiar principalmente fruticultores do Nordeste que produzem em grande escala para o mercado externoUm manual de boas práticas de manejo deve beneficiar produtores de manga que investem na exportação, como os fruticultores do Vale do São Francisco, na região Nordeste do país. Lançada recentemente em português, por meio de parceria entre o instituto National Mango Board, junto com instituições brasileiras como o Sebrae e a Embrapa, a publicação serve como auxílio para atender à demanda de exportação de acordo com as exigências de mercado. O Manual de Práticas para o Melhor Manejo Pós-Colheita d

O manual conta também com versões em inglês e espanhol, com informações sobre os variados processos de cultivo, desde a colheita até o transporte. São abordados ainda aspectos que garantem resistência à manga, como tamanho, cor e maturação. O látex, por exemplo, que sai da fruta na hora da colheita, de acordo com a publicação, provoca danos à casca e reduz o valor de mercado do produto.

Pelo menos 500 das duas mil cópias produzidas em português serão disponibilizadas para os fruticultores das áreas irrigadas da região, que concentra cerca de três mil produtores de manga. Com o manual e a padronização da produção, o setor espera melhorar a qualidade do que já é produzido e diminuir o risco de embargos e barreiras à fruta, conforme o diretor executivo do instituto no Brasil, Flávio Muranaka.