Produção menor de trigo influenciou PIB da agropecuária, diz Farsul

Cultura recuou 23,3% no quarto trimestre de 2012, frente igual período de 2011A redução de área plantada no país e os problemas climáticos que afetaram a cultura do trigo no Rio Grande do Sul ajudam a explicar o recuo de 7,5% do PIB agropecuário do quarto trimestre de 2012, frente igual período de 2011, de acordo com o economista da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz. A cultura recuou 23,3% no período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O trigo é uma das culturas importantes do último trimestre do ano, e teve queda na produção, para 4,37 milhões de toneladas em 2012, em comparação com colheita de 5,6 milhões de toneladas em 2011.

– Tivemos uma redução de área plantada com trigo, porque o preço não estava bom. Colabora para ter uma produção menor – disse.

O Paraná reduziu a área plantada com a cultura em quase 30%, para cerca de 760 mil hectares no último inverno, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado.