O acréscimo também teve reflexo na área plantada da segunda safra de milho, que registrou um aumento de 19% entre o mês de maio de 2012 e 2011, passando de 952 mil hectares, para 1,1 milhão.
– Os trabalhos dos agricultores desenvolvidos em conjunto, colaboraram para o nível de fortalecimento da categoria. A união do agricultor faz a força do agronegócio – enfatiza Almir Dalpasquale, presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS – Aprosoja/MS.
Quanto à área colhida no Estado, a representação de rendimento indica na tabela divulgada pelo IBGE, a variação positiva de 24%, o que ocasiona um rendimento médio para o cenário da agricultura de 3,9 mil toneladas de milho safrinha.
Os números registrados em Mato Grosso do Sul influenciaram no rendimento nacional do milho safrinha, que passou de 22 milhões de toneladas para 34 milhões, um rendimento superior com variação de 55% em 2012, sendo que mais da metade da produção de soja do Brasil correspondem ao Centro-Oeste, com colheita do milho safrinha estimada em 21 milhões de toneladas.