Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção mundial de açúcar terá que ser 12 milhões de toneladas maior em 2011

Apesar da expectativa de crescimento, estoques vão se manter baixos e preços, elevadosA produção mundial de açúcar vai ter que ser quase de 12 milhões de toneladas maior em 2011 para equilibrar o mercado global. Esta foi a avaliação feita por especialistas nesta terça, dia 19, durante a Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo. Apesar da expectativa de crescimento, os analistas destacam que os estoques do produto vão se manter baixos e, com a demanda maior, os preços devem se manter elevados. Neste cenário, Brasil e Índia tem papel fundamental na exportação d

O mercado de açúcar continua em alta. A demanda está aquecida e os especialistas de mais de 20 países, reunidos em São Paulo, não têm certeza sobre o impacto do clima na produção mundial. Os cálculos são de que será necessário aumentar o volume produzido em quase 12 milhões de toneladas no ano que vem para equilibrar o mercado. O representante da consultoria internacional FO.LICHT, Stefan Uhlenbrock, acredita que ainda é pouco.

? Este aumento de 11,9 milhões de toneladas de açúcar é relativamente baixo, representando apenas 8% de variação se comparado ao ano passado. Neste contexto, o Brasil responde por cinco milhões de toneladas e a Índia por oito milhões. Já no resto do mundo, a produção até deve cair, devido ao clima, principalmente pelo fenômeno La Nina.

Narendra Murkumbi é presidente da Shree Renuka Sugars, uma das maiores empresas indianas do setor sucroalcooleiro, que atua, inclusive, no Brasil. Segundo o executivo, a Índia, principal concorrente dos brasileiros no mercado global de açúcar, tem de se adaptar ao cenário de aumento das exportações. Ele espera que o país seja um grande centro de refino de açúcar, mas se preocupa com a alta regulamentação do governo indiano sobre o setor.

O mercado brasileiro de etanol também foi assunto da conferência. A expectativa dos especialistas é de que o preço do combustível se mantenha em alta e atinja o limite, que é de 70% do valor da gasolina. Mesmo assim, eles acreditam que a demanda deve se manter aquecida e a oferta apertada até a safra 2011/2012.

Sair da versão mobile