Produção nacional de café supera em cinco vezes a colombiana

Com produção anual média de 48 a 50 milhões de sacas, Brasil também tem vantagem na balança comercialO café é um dos únicos itens da produção agrícola brasileira que a Colômbia consegue disputar comercialmente em âmbito internacional. Apreciada por seu sabor e adotada como padrão para a cotação da bolsa de Nova Iorque, a variedade colombiana da commodity, entretanto, é largamente superada pela brasileira em termos quantitativos. 

É o que diz Nathan Heszkowicz, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic):

– O Brasil produz em média de 48 a 50 milhões de sacas por ano. A Colômbia agora neste ano, vai produzir 10 milhões. Quer dizer, tá cinco a zero esse jogo.

•Veja também: seca no interior de São Paulo antecipa a colheita do café

•Confira a cotação do café

Outras das nossas exportações agrícolas importantes são soja e milho. Do lado de lá, são as flores que cumprem um papel comercial importante:

– Nosso principal produto de exportação agrícola para o Brasil são as flores. São as rosas colombianas. Somos o segundo produtor de flores do mundo, depois da Holanda. – diz o cônsul comercial da Colômbia, Alejandro Peláez.

Além disso, num quadro comparativo geral, Peláez esclarece a vantagem brasileira quando o assunto é a balança comercial:

– A balança comercial é o dobro. O Brasil está vendendo quase três bilhões de dólares, seis bilhões de reais para Colômbia. Nós vendemos 1,5 bilhões de dólares, ou três milhões de reais para o Brasil.

Clique aqui para ver o vídeo