Produção de pamonhas mobiliza comunidade de Piracicaba, em São Paulo

Festa local, que existe há 38 anos, apresenta produção de milho da própria comunidade pela primeira vezO município de Piracicaba, em São Paulo, é tradicional na produção de cana-de-açúcar. Mas, nesta época do ano, o produto que se destaca na região é o milho verde. Os moradores do distrito de Tanquinho, que realizam anualmente uma festa pra comemorar a produção, devem inaugurar no ano que vem uma fábrica para produzir o principal produto local em escala industrial: a pamonha.

A festa, que existe há 38 anos na comunidade, é realizada pelo Centro Rural do distrito de 2,5 mil habitantes, e dura o mês inteiro. Pela primeira vez, no entanto, o milho é proveniente da área cultivada pelos próprios moradores, que foi arrendada pelo próprio Centro.

Para José Albertino Bendassolli, diretor do Centro Rural, a safra foi excelente este ano: a comunidade deve colher um total de 420 mil espigas.

O milho seco deve ser colhido no mês de maio. Já o verde está sendo utilizado por moradoras para fazer pamonhas.

– A gente faz 300 pamonhas em 1 hora – diz a moradora Ana Rosales, que ainda prepara a pamonha através do método tradicional.

Na próxima festa, em 2012, com a inauguração de máquinas na fábrica do Centro Rural, Ana vai ter menos trabalho: o local terá capacidade de produzir 700 pamonhas por hora.