Produção de soja pode ficar até 20% mais cara

Custos da safra 2015/2016 serão afetados pela valorização do dólar e a inflação, diz SNA

Fonte: Wanderlei Dias Guerra/Arquivo Pessoal

A crise pelo qual a economia brasileira passa neste ano deve influenciar negativamente os preparativos para a safra de verão da soja, com o custo de produção aumentando em 20% graças à desvalorização do real e a pressão inflacionária. A afirmação é do vice-presidente da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), Helio Sirimarco.

Além destes dois fatores, eles cita a dificuldade de os produtores acessarem os recursos com juros subsidiados, previstos no Plano Agrícola Pecuário 2015/2016, como mais uma questão que agravará a situação.

– Com mais gastos e dificuldade em tomar crédito, cresce a incerteza quanto à disponibilidade de insumos para o plantio, colocando à prova os planos de expansão da área plantada – afirmou ele.

Segundo estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o desembolso para a produção de soja transgênica em Mato Grosso será 18,7% maior no próximo verão, chegando a R$ 2,8 mil por hectare. No Paraná, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) indica um aumento de 11,3%, para R$ 2.600/ha.

– Esse custo pode subir mais, pois, além dos insumos estarem mais caros, pode haver necessidade de aplicação extra de produtos como inseticidas e herbicidas – disse Sirimarco.