Os números mostram melhora na utilização de adubos, trato do solo e controle fitossanitário adequado. Nos oito primeiros meses de 2010, foram produzidas mais de seis milhões de toneladas de fertilizantes, um aumento de quase 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as vendas tiveram leve alta: apenas 2,4%.
Enquanto os dados mostram estabilidade, o que vem causando apreensão é o controle da ferrugem da soja. Representantes do setor de defensivos estão preocupados com a má utilização do vazio sanitário – local em que o plantio da soja não é recomendável, em determinados períodos, dependendo da região.
? Nem todos sabem exatamente como ele funciona e o vazio sanitário precisa ser analisado dadas as diferenças entre as regiões, clima e etc. Até os agricultores têm que receber diferentes informações ? afirma o presidente da Câmara Setorial de Insumos, Cristiano Simon.
? O vazio, nos primeiros anos, foi muito bem aplicado e a resposta que ele deu foi muito boa. Com o passar do tempo, o agricultor foi se acomodando e agora é necessário um reforço. A gente está levando isso à Secretaria de Defesa Agropecuária, para que seja reforçada ? disse o ministro de Agricultura Luis Eduardo Rangel.