Produtividade da cana-de-açúcar pode crescer mais de 150% em 10 anos, diz professor da USP

Favas Neves acredita que crescimento será possível com investimentos e modificação genéticaA falta de áreas para expandir a produção de cana-de-açúcar em algumas regiões do país não é um problema para o professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

O professor, durante participação no Agroenergia em Curso, evento promovido pelo Projeto Agora em parceria com o Grupo ETH, em São Simão (GO), disse acreditar que, em 10 anos, a produtividade da cana pode crescer mais de 150%, passando dos atuais 70/80 toneladas de cana por hectare para até 200 toneladas/hectare.

? Esse crescimento será possível com investimentos, como a modificação genética, que já esta sendo estudada no Brasil ? explica Fava Neves.

Para o gerente de sustentabilidade da Unica, Luiz Fernando do Amaral, esse aumento em produtividade pode render resultados muito mais expressivos.

? Se elevar a produtividade no campo, em todos os países produtores de cana, sem aumentar a área em um único hectare, é possível substituir em até 2% toda a demanda mundial de gasolina, estima Amaral.

Mas o executivo acredita que o setor pode crescer também em áreas degradadas pela pecuária, sem precisar desmatar.

? Se a área da pecuária for melhor dividida, mais eficiente, 15 milhões de hectares de terra podem ser liberados para produção de cana-de-açúcar no país ? afirmou Amaral.