Agricultores do município estão preocupados com o CAR e aproveitaram o dia de capacitação da Caravana Soja Brasil nesta sexta, dia 19, para tirarem dúvidas sobre a legislação
Marcelo Lara | Chapadão do Sul (MS)
A Caravana Soja Brasil chega ao nordeste de Mato Grosso do Sul, na divisa com Goiás, para o último dia de palestras na carreta do Canal Rural pelo Estado. Na última safra, o município de Chapadão do Sul conseguiu a melhor média de produtividade em MS. É um município que nasceu com vocação para o agronegócio.
• Chapadão do Sul recebe último dia de capacitação do Soja Brasil em Mato Grosso do Sul
Quem visita Chapadão do Sul pela primeira vez se impressiona com as réplicas gigantes na entrada da cidade. O tatu representando a força e a resistência de quem trabalha na terra. A primeira colheitadeira. A cuia de chimarrão e a chaleira nos remetem ao fundador da cidade, que veio do Rio Grande do Sul. Júlio Martins, produtor rural, aviador e corretor de imóveis construiu a própria praça para ficar na história.
– Eu construí antes de morrer, fiz para homenagear o município. Eu sou o morador número um, o plantador número um e hoje é o município mais rico do Estado – conta Martins, fundador de Chapadão do Sul.
A região se transformou em uma potência do agronegócio, com 140 mil hectares de lavouras. A produtividade média da soja em Chapadão do Sul chegou a 55 sacas por hectare em 2013/2014, a melhor do Estado. Além disso, os produtores são tecnificados, como é o caso de Jorge Michelc. Ele está preparado para plantar 1400 hectares, entre soja e milho. De olho nos investimentos, Michelc só vai começar o plantio no dia 10 de outubro.
– Todo mundo apostou que o mercado seria melhor no segundo semestre. Achamos que venderíamos em um melhor momento, mas a coisa desandou. Acabamos errando o timing da venda – lamenta o produtor rural.
Além do mercado e do clima, os produtores também estão preocupados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que em Mato Grosso do Sul começou no mês de julho. No auditório móvel do Canal Rural, o analista de produção da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul Raul Roa pede cautela para os produtores. O Estado tem plataforma própria para o cadastro. São 80 mil propriedades em 79 municípios.
– O produtor que tem tudo pronto, se ele tem certeza que a situação está regular, que ele faça o CAR. Agora, aquele que tem duvida, ele precisa procurar assessoria jurídica e técnica – explica Roa.
Agora, a equipe do Soja Brasil segue para Dourados (MS) para a cobertura da abertura oficial do plantio da safra 2014/2015, que será nos dias 24 e 25 de setembro e terá transmissão do Canal Rural e do C2 Rural para todo o Brasil. Lá, teremos duas edições do Fórum Soja Brasil: uma sobre os cenários da próxima safra e outro sobre o controle de pragas.
Veja a reportagem completa:
Soja Brasil em Mato Grosso do Sul
A realização do roteiro do Soja Brasil em Mato Grosso do Sul tem a parceria da Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS).