Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtividade média do milho em Mato Grosso pode ser afetada neste ano devido às chuvas

Semeadura do grão encerrou o mês de fevereiro com apenas 74,7% da área prevista em 3,2 milhões de hectares semeadaCom o risco de perda em seu potencial produtivo, a produtividade média aguardada para 87,6 sacas de milho segunda safra por hectare pode ser afetada neste ano devido às chuvas, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ao contrário do registrado no ano passado, quando o Estado apresentou a maior área semeada até o final de fevereiro, a semeadura do milho encerrou o último mês com apenas 74,7% da área prevista em 3,2 milhões de hectares semeada.

“O mês de fevereiro se foi e com ele a expectativa dos produtores de adiantar a semeadura do milho segunda safra em Mato Grosso dentro da janela ideal”, afirmou o boletim do Imea.

Apesar de as chuvas terem dado uma trégua na última semana, favorecendo assim a entrada das máquinas em campo, a semeadura desta temporada está com atraso de 13,1 p.p., ou 830 mil hectares em relação ao ano passado. Aproximadamente 821 mil hectares de milho serão cultivados em Mato Grosso fora da “janela” considerada ideal pelos produtores, deixando para trás as condições climáticas mais favoráveis para o seu desenvolvimento.

Em março, o Imea pretende realizar uma nova estimativa da safra de milho 2013/2014, na tentativa de quantificar o impacto deste cenário na intenção de área e produtividade. O produtor está neste momento à mercê do clima para conseguir finalizar o quanto antes a sua semeadura na tentativa de contabilizar bons rendimentos nas lavouras. Entretanto, as previsões da Somar Meteorologia indicam que o ritmo das chuvas apenas deve se reduzir a partir da segunda quinzena de março.

>> Confira na íntegra o boletim do Imea sobre o milho

Sair da versão mobile