Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtor de cana cultiva amendoim na entressafra

Desta forma, agricultor pode reduzir pela metade os custos de renovação do canavialProdutores de cana-de-açúcar de São Paulo têm investido cada vez mais em uma outra opção de renda no período de entressafra: plantação de amendoim. Alguns engenheiros agrônomos afirmam que, desta forma, o agricultor pode reduzir pela metade os custos de renovação da cana.

Isto ocorre porque todo canavial tem uma vida útil. A cana pode ser colhida e vendida por um prazo máximo de cinco a seis anos. Depois disso, ele precisa ser cortado e plantado novamente. Só que entre o corte e um novo plantio, acaba sobrando um período de seis meses em que a área fica sem nada, e o produtor rural sem fonte de renda. É aí que entra o amendoim.

Os engenheiros agrônomos calculam que todo ano, cerca de 16% de uma área de cana tem que ser renovada.

? No intervalo da cana-de-açúcar que ficaria o solo nu, você coloca uma cultura que é extremamente rentável, ou seja, você agrega renda em um período que não teria renda ? diz o engenheiro agrônomo Juliano Coró.

São culturas complementares. O amendoim, uma cultura de verão, ajuda a proteger o solo justamente no período das chuvas. Até as épocas de colheita combinam. O grão é colhido entre fevereiro e abril e a colheita da cana começa logo em seguida, em maio. Coró explica que o uso do amendoim na rotação de culturas pode, inclusive, proporcionar economia ao produtor rural.

? Você tem uma leguminosa, ela fixa nitrogênio da atmosfera no solo e toda a cultura que for depois dela vai se aproveitar desse nitrogênio, ou seja, o produtor que vier plantar cana ou outra cultura vai poder economizar na adubação química ? acrescenta Coró.

No canavial em Ibaté, a 250 quilômetros de São Paulo, foram plantados 850 hectares de amendoim. Os mesmos donos têm outra área com mais 800 hectares do grão em Uberaba, Minas Gerais. A rotação de amendoim com cana já é feita há quatro anos, e eles estão satisfeitos com os resultados.

? É uma produção bem estável, acima de 160 sacas de 25 kg por hectare. Então isso aí é uma produção razoável que compensa o investimento até alto do amendoim ? explica o gerente agrícola Ricardo Kiyoshi Atarassi.

Com uma produtividade alta, a opção também é viável para pequenos produtores de cana.

? O pequeno produtor na monocultura tem uma rentabilidade pequena. Para a manutenção na terra, ele teria uma segunda alternativa de renda. A grande maioria dos médios e grandes produtores de amendoim é de pequenos produtores de cana. Eles encontraram nessa rotação de cultura uma forma de ser grande, o que eles não conseguiam apenas com a monocultura ? completa Juliano Coró.

Além de ser um dos principais produtores de cana-de-açúcar do mundo, São Paulo é também o maior produtor de amendoim do Brasil. O Estado responde por mais de 75% da produção nacional.

Sair da versão mobile