Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtor de Sarandi (RS) consegue colher 127 sacas de soja por hectare

Dois produtores do Rio Grande do Sul conseguem os melhores resultados entre mais de 5,5 mil inscritos na 10ª edição do desafio do Cesb

Apesar de o Rio Grande do Sul ter registrado nesta safra queda na produção e produtividade, por conta do clima adverso, dois produtores do estado fizeram bonito e conseguiram os melhores resultados no Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). O evento de premiação aconteceu nesta terça-feira, dia 12, em Goiânia (GO).

O campeão, responsável por colher 127 sacas por hectare, foi o produtor Gabriel Bonato, que tem propriedade no município de Sarandi (RS), região norte do estado. O número representa mais do que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais.

Bonato faz parte da segunda geração da família que cultiva soja em Sarandi. Desde 2010, ele investe no aumento da produtividade em 116 hectares de soja plantados. O levantamento técnico realizado na área inscrita no Desafio apontou o excelente histórico de manejo como razão para o ótimo resultado obtido. Foi a primeira participação do produtor no Desafio do Cesb.

O segundo lugar no Desafio 2017/2018, ficou com Vitor Alexandre Ceolin, que colheu em uma área irrigada 113,04 sacas por hectare. O resultado também foi obtido no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Pinhal Grande. Desta forma, Ceolin também se tornou o campeão nacional de produtividade em áreas irrigadas.

A 10ª edição do Desafio do Cesb recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais soja na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi justamente o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a sua criação, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade, já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o país. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento.

Mais vencedores

Também foram premiados os campeões de produtividade nas demais regiões do país:

  • Na Região Sudeste, o vencedor foi a família Guimarães, da cidade de Serra do Salitre (MG), que colheu 108,96 sacas por hectare.
  • Nas regiões Norte e Nordeste, o vencedor do Desafio foi Marcelino Flores de Oliveira da cidade de São Desidério (BA).
  • No Centro-Oeste, a produtora Dilma Aparecida Brito Baron foi a campeã com a marca de 100,44 sc/ha registrada na cidade de Cabeceiras (GO).

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile