A Asosciação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) está alertando os produtores a ficarem atentos na hora da entrega de insumos e prestação de serviços na safra 2015/2016, recomendando que eles assinem um contrato com seus fornecedores.
– A formalização de uma negociação, seja de compra ou venda, é sempre importante, pois fica escrito quais as responsabilidades e eventuais penalidades caso algo ocorra diferente do que foi pactuado. O recado é claro e objetivo: formalize e documente suas operações, além, é claro, de trabalhar com empresas de boa reputação – diz, em nota, o vice-presidente da Aprosoja-MT na região oeste, Adolfo Petry.
Segundo ele, a assinatura de um contrato evita que os produtores tenham prejuízos por receberem produtos que não pediram.
– Um produtor compra as variedades A, B e/ou C de determinada peneira, por exemplo. Mas, na hora da entrega, não recebe aquela peneira ou a variedade escolhida. Para evitar o risco de ficar sem semente, algumas vezes o produtor acaba aceitando um produto diferente do comprado. Porém, caso tivesse formalizado um contrato de compra, estabelecendo multas, penalidades e já definindo quais possíveis variedades/peneiras poderiam substituir, a conversa seria diferente e mais justa para o produtor – afirma.