? A indicação das transgênicas é, principalmente, para áreas com alta infestação de plantas daninhas, pois facilitam os manejos para reduzir “sementeira” das plantas invasoras, desde que utilizadas tecnologias de aplicação corretamente ? diz o pesquisador Carlos Lasaro.
Ele orienta que, a partir do momento que se tem uma área sem tantos problemas com plantas daninhas, é interessante voltar ao cultivo das variedades convencionais.
? Essa recomendação visa à redução de problemas que podem ocorrer com o plantio sucessivo de transgênicos, que levaria à seleção de plantas daninhas resistentes até mesmo ao herbicida glifosato, podendo ocasionar aumento do custo de produção da cultura e baixa eficiência do uso da tecnologia transgênica ? diz.
Sobre a época de semeadura para as cultivares, Lasaro recomenda que seja seguido o zoneamento agrícola para a cultura da soja em Mato Grosso do Sul – safra 2009/10, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
? Apesar de as pesquisas de vários programas de melhoramento terem desenvolvido cultivares com características que permitem a semeadura mais antecipada, como crescimento indeterminado e presença de período juvenil longo, é mais prudente seguir o zoneamento agrícola, considerando que nas últimas safras houve grandes perdas de produção, principalmente devido a semeaduras antecipadas, antes de 15 de outubro, e instabilidade climática recorrente no Estado ? conclui o pesquisador.