Das 38 amostras classificadas para a fase internacional do certame, 19 mantiveram notas superiores a 85 pontos e se consagraram como vencedoras. O júri internacional do Cup of Excellence – Natural Late Harvest foi constituído por degustadores e classificadores das principais empresas compradoras de café do mundo, originários da Europa, América do Norte, Ásia e Oceania.
No próximo dia 14 de março, os 19 lotes vencedores do Natural Late Harvest serão ofertados, na internet, no leilão Cup of Excellence. O inédito concurso, destinado aos cafés naturais, foi realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
A diretora-executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, destacou em comunicado o reflexo positivo que os investimentos em qualidade e, especialmente, na certificação de cafés vêm trazendo aos produtores. Segundo ela, dos 19 vencedores, 14 são da região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais. Os demais vencedores são da região do Vale da Grama, em São Paulo (dois lotes), e do sul (dois lotes) e do cerrado (um lote) de Minas Gerais.