Faltam poucos dias para a tão esperada Black Friday, a data é uma das mais movimentadas do comércio, atraindo milhões de consumidores que buscam descontos, e os micro e pequenos produtores rurais também podem aproveitar.
O período pode ser uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes, impulsionar as vendas e valorizar os itens naturais e artesanais.
Luís Felipe Paes Leme, produtor rural há 15 anos, pela primeira vez, vai aderir à Black Friday em seus negócios, no Sítio do Bicho Sem Vergonha ,que fica em Itamonte, Minas Gerais.
Leme, cria cordeiros das raças lacaune e texel para o abate, vende os cortes para restaurantes, mercados e recebe encomendas para entregas em domicílio em alguns estados do país. Além dos cortes, o produtor fabrica no sítio produtos como kaftas e hambúrgueres de cordeiro, entre outros produtos como mel, queijos e geleias.
“Vamos entrar na Black Friday com dois produtos: Kafka e hambúrguer. Então, quem comprar um pacote com 5 espetos de kafta de cordeiro, ganhará desconto de 40% no segundo pacote,” disse Leme.
Ele destacou também, que a mesma promoção será aplicada nos hambúrgueres com 130g. Todos produzidos artesanalmente.
“As ofertas estarão disponíveis exclusivamente no dia 29 de novembro e enquanto durarem os estoques com entregas apenas na zona sul do Rio de Janeiro, na Capital Paulista e na região das Águas, em Minas Gerais. As encomendas podem ser feitas pelas redes sociais,” afirmou o produtor rural.
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Com organização e estratégias bem planejadas, o empreendedor do campo pode explorar a data e ter resultados expressivos, conforme orienta Luís Adriano Alves Pinto, consultor de negócios do Sebrae-SP.
“Quem não se atentou a esse período, ainda pode participar com base na produção disponível. O planejamento deve começar pela definição do que será oferecido como, por exemplo, montar cestas de café da manhã com frutas, compotas e conservas”, destacou Pinto.
Confira algumas dicas do especialista do Sebrae
1. Aproveite o estoque existente
Utilize produtos disponíveis, como frutas frescas, conservas e compotas. Montar kits ou cestas variadas pode atrair mais consumidores.
“Pense em cestas para o almoço ou jantar com uma diversidade de folhas como alface, rúcula, chicória, couve etc., coloque legumes como cenoura, beterraba, batata-doce e cará. Compotas, conservas e/ou ainda molhos podem sofisticar a cesta”.
2. Invista em combos estratégicos
Inclua um item de maior valor e complemente com outros produtos diversificados. Essa prática agrega valor ao kit e ajuda a escoar o estoque.
“O ideal é colocar um produto diferenciado no centro do kit, combo ou cesta – apenas uma unidade. Os demais itens podem estar em maior quantidade, mas deve-se prezar sobretudo pela diversidade”.
3. Divulgue nas redes sociais e WhatsApp
Crie posts visuais simples para apresentar a mercadoria, destacando o que há de melhor nos produtos como qualidade, frescor e sustentabilidade. Ofereça facilidades para conquistar mais clientes.
“Uma ideia, é organizar os produtos e colocar em uma arte com as vantagens e os diferenciais dos produtos, destacando formas de pagamento e os benefícios extras como, por exemplo, a importância de um alimento fresco à saúde”.
4. Planeje descontos sem ter prejuízo
Calcule o lucro antes de definir os descontos. Por exemplo, se o lucro esperado for de 20%, reserve 5% desse valor para bonificar cestas maiores.
“Caso o produtor deseje oferecer descontos maiores como, por exemplo, nas compras acima de R$50 ou em cestas mais volumosas, recomenda-se não ultrapassar 50% do lucro para evitar prejuízos”, finaliza Pinto.
Se a data é boa para o comércio, pode ser ainda melhor para o micro e pequeno produtor rural. Então, que tal aproveitar o dia 29 de novembro com criatividade e explorar novas possibilidades? Abra suas porteiras, porque bons negócios geram excelentes resultados!