Além disso, está sendo desenvolvido um anel ferroviário que vai permitir mais agilidade no processo de embarque, com redução de custo, já que esse sistema permite que os trens mantenham fluxo contínuo na rota.
? Com o anel ferroviário, os trens não param. Eles chegam, são carregados e partem novamente ? explicou o diretor presidente da FCA, Marcelo Spinelli. A linha ferroviária da FCA vai transportar o produto até os terminais de exportação da Copersucar no Porto de Santos, no litoral paulista.
A Copersucar irá investir mais R$ 40 milhões em outros dois terminais de transbordo de açúcar em Uberlândia (MG) e em Avaí, no interior de São Paulo. Spinelli comentou que as empresas vão investir R$ 60 milhões em 500 vagões, que já estarão em operação a partir de 2011. O executivo relatou que os novos vagões vão reduzir o tempo de embarque de atual 1 hora para apenas 10 minutos. Ele ressaltou que, no médio prazo, novos investimentos serão feitos, já que a parceria com a Copersucar é de longo prazo, devendo seguir até 2026.
O presidente da Copersucar informou que a expectativa é de que 50% do volume de açúcar a granel da Copersucar seja transportado por ferrovia (2,5 milhões de toneladas) já a partir do ano que vem. Desse total, 1 milhão de toneladas serão transportadas pela FCA, volume que deverá crescer gradualmente até 3 milhões de toneladas em 2015.
Souza disse, ainda, que a Copersucar pretende investir R$ 1,5 bilhão até 2015, sendo que esses investimentos serão direcionados para construção do etanolduto, ampliação do terminal portuário de Santos, instalação dos terminais de transbordo de açúcar e etanol e aumento do parque de tanques de armazenamento da empresa.